Campanha Janeiro Branco – A importância em cuidar da saúde mental.

A Campanha Janeiro Branco tem apenas sete anos de história. Foi implementada por um grupo de profissionais da saúde em Minas Gerais.

Segundo Organização Mundial de Saúde (OMS), em torno de 12 milhões de brasileiros sofrem de depressão. O número é equivalente a 5,8% da população, colocando o país em segundo lugar no ranking americano (atrás apenas dos Estados Unidos).
Estamos falando de uma doença mental que, segundo o estudo, pode alcançar de 20% a 25% das pessoas no Brasil. A ansiedade, por sua vez, afeta quase 20 milhões de brasileiros (cerca de 9,3% da população). Isso inclui o transtorno obsessivo-compulsivo, problemas de fobia,estresse pós-traumático e até mesmo ataques de pânico.
Já o suicídio é apontado pelo Ministério da Saúde como a quarta maior causa de mortes de jovens no país. São números expressivos e que, muitas vezes, ultrapassam outros indicadores relacionados à saúde e ao bem-estar da população.”

O maior objetivo é conscientizar e alertar a importância de cuidar dos problemas emocionais, o que gera grande impacto na sociedade, família e empresa. Quebrando tabus e informar a todos que não possui classe social que não possa sofrer com problemas emocionais.

O mais importante é a prevenção. A pratica de exercícios físicos, cuidados com a alimentação, uma boa leitura, um passeio no parque, curtir bons momentos com familiares e amigos, procurar ajuda com profissionais qualificados para evitar uma piora no quadro quando não estiver bem, faz com que todos possam ter uma boa vida emocional.

Fonte:https://saudenaempresa.sesirs.org.br/janeiro-branco/

0 Comentários

Ainda não há comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to top