Resultado de imagem para desenho boneco sem rosto de medicoA Perícia médica, é o procedimento realizado por um médico perito, o qual atesta a necessidade do afastamento do servidor segurado do Mutumprev, por meio do benefício de auxílio doença, bem como, diminuir ou prorroga-lo, ou se verificado que a incapacidade para o trabalho é total e definitiva fica determinado à aposentadoria por invalidez. Nos casos de readaptação, este poderá indicar, porém caberá a administração decidir e realizar o procedimento.

Após análise do médico perito, será emitido o laudo médico que definirá se o segurado em questão deverá gozar do benefício temporário obedecendo à legislação que regulamenta o Fundo Municipal de Previdência Social dos Servidores de Nova Mutum – Mutumprev.

É obrigatório que o servidor se submeta ao crivo da análise médica pericial, para que ocorra a proteção contra supostos afastamentos prolongados de maneira demasiada sem que haja a real e comprovada necessidade do afastamento conforme a incapacidade laboral do servidor.

O médico perito possui grande responsabilidade, pois tem o DEVER de atestar se a doença é considerada recuperável ou não e qual o tempo necessário que o segurado terá para tratar da sua doença usufruindo do benefício de auxílio doença.

O médico perito ainda deverá atestar por meio de laudo os casos em que o segurado não terá condições de retorno ao trabalho, e assim identificado sua aposentadoria por invalidez.

 

Back to top