Servidores do Mutumprev participam de curso de capacitação de Programa Gestão Eficaz em Sinop

Realizado pelo TCE-MT, por meio da Consultoria Técnica, o Gestão Eficaz proporcionou aos participantes conhecimento mais específico da administração pública com enfase na gestão do RPPS (Regime Próprio de Previdência Social). A primeira edição aconteceu em março, em Cuiabá, com a participação de mais de 300 pessoas, e a segunda edição foi realizada em abril, em Pontes e Lacerda.

Além de Nova Mutum, foram convidados a participar da capacitação os gestores e servidores dos municípios de Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Itaúba, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Matupá, Sinop, Nova Santa Helena, Nova Ubiratã, Novo Mundo, Peixoto de Azevedo, Porto dos Gaúchos, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, São José do Rio Claro, Sorriso, Tabaporã, Tapurah, União do Sul e Vera.

A fim de tornar o evento mais dinâmico e eficiente, as palestras foram substituídas por oficinas, que capacitaram os participantes sobre arrecadação própria, prestação de contas via Sistema Aplic, Programa Radar (Módulo Compras Públicas), Contratações Públicas e Gestão e Controle de RPPS.

O secretário da Secex Previdência explicou alguns detalhes sobre os processos de auditoria realizados pelo TCE, os acompanhamentos simultâneos feitos nos investimentos realizados pelos RPPS, as contribuições previdenciárias e as despesas administrativas. No entanto, o tema mais complexo e de maior atenção abordado na oficina foi com relação à gestão atuarial, necessária para garantir a solvência e a liquidez do regime próprio.

Os desafios enfrentados pelas equipes dos regimes próprios também foram discutidos, tais como estrutura física, organizacional, pessoal e mapeamento dos processos internos.

O Mutumprev foi representado por sua coordenadora previdenciária, Sra. Rosemeire Silva e o atual presidente do comitê de investimentos, Sr. Antonio Otalivio.

Para a coordenadora do Mutumprev, Rosemeire Silva, é  relevante a interação entre o Tribunal de Contas e as previdências municipais. “Absorvemos o máximo possível de informações nestes cursos de capacitação oferecidos pelo TCE-MT. Além da interação com demais RPPS´s do estado, conseguimos esclarecer duvidas e ainda simular situações que vivemos diariamente.” 

0 Comentários

Ainda não há comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to top