O Fundo Municipal de Previdência Social dos Servidores de Nova Mutum - Mutumprev, recebeu no mês de julho a certificação do Pró Gestão com elevação de nível. 

Em 2020, o rpps, após algumas adaptações, conquistou a mesma certificação, porém com o nivel I. Com validade de três anos, em 2022, a previdência de Nova Mutum deu inicio ao processo de renovação com a elevação de nível, saindo do I e atigindo, conforme itens necessários, o nivél II.

O Pró-Gestão RPPS é um Programa de Certificação Institucional que visa a modernização da gestão dos regimes próprios de previdência social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, criado pelo Ministério da Previdência Social  por meio da Lei nº 13.341/2016 e editado pela Portaria MPS nº 185/2015.

Seu objetivo é atribuir e exercer orientação, supervisão, acompanhamento dos Regimes Próprios de Previdência - RPPS, estabelecendo parâmetros, diretrizes gerais para organização e funcionamento nos termos da lei, objetivando auxiliar os entes federativos na melhoria da gestão dos RPPS, por meio do aprimoramento do controle dos ativos e passivos previdenciários, dando maior transparência no relacionamento das instituições com os segurados e a sociedade.

A certificação é um processo de reconhecimento da excelência das boas práticas de gestão do regime próprio, destinada a atestar a qualidade e funcionalidade dos produtos, serviços, processos produtivos, gestão ambiental e a transparência. E, ainda, provar que, seguindo a padronização dos procedimentos e processos, o RPPS atinge credibilidade e confiabilidade se tornando um órgão credenciado junto ao mercado financeiro como investidor qualificado, tendo maior acesso a variedade de investimentos normatizados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).